26 dezembro 2013

Gadget de instagram na sidebar

Boa tarde! Se você já conhecia o blog antes deve ter percebido que houveram algumas mudanças essa semana. Acho que todo designer entende como é, a gente nunca tá 100% satisfeito quando encara um trabalho nosso diariamente — o blog é o caso extremo. Eu tinha adorado meu layout, mas algumas coisas me incomodavam e ainda incomodam, então vou ajeitando com o tempo até me sentir pelo menos 90% feliz, (cara, acredite, quando se é designer 100% é quimera).

Pra montar o gadget do instagram na sidebar do blog (essa área a direita ou esquerda onde ficam os seguidores e outras informações) você vai acessar o SnapWidget. Ele é um quebra galho tão lindo que você só vai se preocupar em colocar as informações pedidas, e ele vai gerar o código pra você!


Quando estiver preenchendo você vai ter a opção de adicionar uma hashtag (#) ou o seu nome no insta (@), colocando o seu nome ele vai montar o widget com suas imagens, e colocando uma hashtag ele vai montar (e atualizar o widget) com as ultimas imagens EM TODO O INSTAGRAM que estiverem com essa tag.

Widget Type
Depois das informações básicas você vai definir o estilo do widget, o site disponibiliza 5 estilos. O Grid, (utilizado aqui no blog), Board (com informações e legendas), Scroling (um slide que desliza na horizontal), Slideshow (uma imagem só que vai trocando), Map (literalmente um mapa, das localidades, com as imagens).

Depois disso você vai definir o número de imagens, margens entre cada foto, se vai ter borda, cor do plano de fundo do widget,  efeito e outros detalhes. Acho que o importante pra ressaltar aqui é que você deve fazer um cálculo simples pra ficar legal na sidebar. Você tem que ter o tamanho, o daqui do blog é 300px. Se aqui tem 300px e eu quero três imagens com uma distância de 5px cada, então eu tenho 2 margens (entre as três fotos). Logo, 10px desses 300 são de margem, o resto 280 eu devo dividir por três (o número de fotos que eu decidi) e definir lá. Dessa forma ele vai ficar direitinho, sem ficar pequeno demais e sem ultrapassar os limites da barra lateral.

Feito isso, você pode dar um preview e depois gerar o código! Código gerado é só copiar o que tá na caixinha. Ir em Layout/Criar novo gadget/HTML e colar, salvar e Voilà! Está pronto! Qualquer duvida é só deixar por comentários, eu ajudo vocês! Beijinhos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário