06 julho 2013

Como ter cabelos saudáveis em passos simples!

Bom, eu sei que não é o tema ideal pro blog, mas eu não sou de censurar temas, então resolvi trazer pra vocês algumas dicas da minha longa estrada capilar. Assim, tudo relacionado a beleza e saúde no BMC vai ser bem natureba — a.k.a coisas simples pra se fazer em casa. Então vou começar isso com uma coisa que to querendo contar pra vocês tem muito tempo!


Eu vou contar pra vocês alguns segredos relacionados aos cuidados básicos com cabelo, que as vezes as pessoas não sabem e acabam estragando os fios. Antes vou explicar pra vocês que grande parte desses detalhes eu aprendi com meu pai, porque desde pequena ele era cismado com meu cabelo e nunca deixou que eu cortasse muito, ou que prendesse muito. Ele sempre queria meu cabelo solto e longo, e era ele quem cuidava.

Vou falar com vocês por etapas, do cuidado.

Massagem no couro cabeludo
Eu sei que todos nós alguma vez já lemos as instruções de uso de um shampoo mesmo que seja algo óbvio. A questão é que o ritual do banho é bem mais complexo que "aplique até fazer espuma". O ato de massagear o couro cabeludo com a ponta dos dedos (sem usar as unhas) estimula a circulação do sangue e isso acaba dando um sinal de vida pra ele, que gera diversos nutrientes e acelera o crescimento.

Creme abaixo da orelha
Essa é outra dica que aprendi, mas foi com minha melhor amiga quando éramos pequenas. Muita gente taca litros de condicionador na raiz do cabelo, e isso é muito ruim. Nosso couro cabeludo não sabe o que acontece nas pontas do nosso cabelo, e se ele nota que a raiz está hiper-hidratada não produz nutrientes e acabamos por ter o resto do cabelo inteiro seco. O condicionador deve ser passado da altura da orelha para baixo, deve ficar no cabelo por alguns segundos e depois ser enxaguado. Dependendo do tamanho do cabelo, você pode repetir o processo até duas vezes, sempre descendo o limite. Eu por exemplo passo a primeira camada da orelha pra baixo, enxáguo e depois passo do ombro pra baixo. E sempre enxáguo bem pra não deixar com aspecto pesado.

Uso de shampoo de bebê
É ideal que se lave o cabelo pelo menos uma vez por semana com shampoo de bebê, desses transparentes e ralinhos. Esse aspecto transparente é um indicador de limpeza profunda e purificadora, e aplicando ele antes de qualquer shampoo de hidratação, o efeito é intensificado, pois você retira a química e sujeira que estiver entranhada.

Água quente e fria
Antes de começar a lavar os cabelos, molhe com água quente. O calor, assim como abre os poros da pele, também abre a cutícula dos fios capilares permitindo uma limpeza mais profunda e uma penetração mais intensa dos produtos. Enxague com água gelada! A água gelada sela as cutículas e aumenta o brilho por deixar os fios com superfície lisa! Minha dica extra é, se você tem cabelo oleoso, enxague o shampoo com água gelada. Se tiver cabelo seco, enxague com água gelada só depois do condicionador, pra que ele firme profundamente nos fios.

Prefira o pente
O pente é o melhor amigo sempre, porque desembaraça o cabelo numa linha só e não faz confusão de nós. E existem diversos tipos de pentes com dentes de formatos e tamanhos diferentes, cada tipo de cabelo pede um. Cabelos cacheados pedem dentes largos e bem separados, para que os cachos sequem sem ficar separado e aumentando o volume. Cabelos lisos pedem pentes finos, quase como o próprio-pente fino, que deixa os fios unicamente penteados e alisados.

De baixo para cima
A melhor maneira de retirar nós é penteando de baixo para cima. Mas repare, não to falando que é pra pentear ao contrário, haha. Quando for pentear os cabelos, comece retirando os nós das pontinhas, e conforme for desembaraçando, vá subindo com o pente. Sempre retirando primeiro os nós mais próximos da ponta. Quando se faz o processo contrário, o pente puxa o nó da raiz até se encontrar com um nó do meio para a ponta, e isso transforma e fortalece os nós, quando se força desembaraçar por cima você acaba arrancando o nó e quebrando o cabelo. De baixo para cima você desfaz o nó! E o melhor momento pra isso é dentro do chuveiro com o condicionador, que vai facilitar o deslizamento dos fios.

Prenda e proteja com uma faixa
Sempre que for hidratar ou maquiar o rosto proteja o cabelo com um pano, os produtos de beleza faciais e principalmente produtos em pó são muito ruins pro cabelo. As vezes estamos bonitas e vamos nos maquiar pruma festa, e terminamos tudo sentindo nosso cabelo um lixo. Muitas vezes a culpa é da nossa querida mão lotada de maquiagem misturada que a gente passa nele sem perceber. Outra coisa importante é sempre lavar as mãos depois de usar algum produto.

Seque com cuidado
Quando o cabelo estiver secando, cuidado com o que faz com ele, pois o cabelo é altamente maleável e pega facilmente formatos impostos. Eu por exemplo tinha uma mania desde pequena de colocar o cabelo atrás da orelha, e isso resultou num formato meio que irreparável. Meu cabelo é liso e fino, mas na área da frente tem um friz de encaixe, pro cabelo prender melhor atrás da orelha. Por esse motivo, sempre que estou com cabelo molhado, deixo ele na posição que os fios estiverem melhor esticados. E quando quero um efeito diferente prendo num nó do próprio cabelo para trás. Como na foto abaixo! e meus cabelos secam lisos com cachos desgrenhados nas pontas! <3


























Aqui, tirei pra vocês verem como é meu cabelo quando passo muito tempo com essa mania de colocá-lo atrás da orelha, e como ele fica quando deixo secar por meses sem essa mania:
Reparem que mesmo quando deixo secar com cuidado eu tenho umas ondas para trás, por causa dessa mania de longa-data ):

E aqui pra vocês verem o resultado da secagem dinâmica, o efeito que fica quando seco com nó. Na foto meu cabelo ainda tá meio molhado, haha, mas acho que dá pra ter uma ideia.


Todas essas dicas e cuidados simples que tenho com meu cabelo fazem com que eu não precise de uma rotina de hidratação, meu cabelo é de naturalidade bem oleosa, mas graças aos cuidados que falei e mais com a rotina de lavar todos os dias eu consigo mantê-los macios e sem aquele aspecto de sujo! 

Gostaram das dicas? :D

9 comentários:

  1. adorei as dicas, eu uso o condicionador do meio do cabelo pra baixo, até porque o meu ja é oleoso por natureza :/ essa da água quente eu não conhecia, vou tentar seguir suas dicas, não consigo deixar meu cabelo mais do que um dia com o aspecto "limpo" :( ele fica oleoso na raiz, acho feio demais :( Beijos

    http://alemdos4olhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, o meu é igual ao seu acho, haha, mas depois de muito tempo cuidando eu consegui. Mas realmente, tenho que lavar todo dia de manhã, haha. Experimenta sim, eu vou fazer depois um post relacionado a cuidado com cabelos oleosos, e mando por comentário pro seu blog ;)

      Excluir
    2. ôh, vou amar! tenho uma dificuldade enorme pra cuidar do meu cabelo por causa dessa oleosidade maléfica.

      Excluir
  2. Lindo seu cabelo flor! Ameei
    E tbm faço isso..deixa o cabelo mais ondulado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigaaada, meu amor!
      Sim, eu prefiro deixar essas ondinhas que deixar o cabelo chapado. Meu cabelo é fino e muito ralo, quando deixo liso direto fico com orelhinhas de fora, hahaha.

      Excluir
  3. Algumas dicas aqui eu já tinha lido em reportagens.
    Mas o seu exemplo prático de quem seguiu a recomendação e possui o cabelo bonito assim reforça que devemos cuidar dos cabelos como manda o figurino das revistas de beleza: desfazer os nós de baixo para cima, massagem no couro cabeludo, lavar as mãos após aplicação de produtos para o rosto.
    Às vezes, não temos paciência ou tempo, mas se quisermos ter o cabelo saudável, é necessário pagar o preço e gastar mais alguns minutos do nosso dia com esses cuidados, que são essenciais.
    Muito bom o seu relato de caso.

    www.aiecharme.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siim, Susy!
      A parte legal foi que aprendi isso de casa, meu pai sempre penteou meu cabelo dessa forma e me ensinou grande parte desses truques! Ele nunca deixava eu prender muito o cabelo, ele fazia de tudo pra não ficar quebrado! E ficava arrasado com essas ondas piolhentas do ensino fundamental, haha, ele foi me ensinando com o tempo, o que fazer. E tipo, realmente, são coisas bobas que pedem alguns minutinhos nossos, mas que ajudam muito!

      Excluir
  4. Oie!! Nossa, adorei as dicas!! Eu tento evitar passar creme na raiz do cabelo,mas é tenso!! Meu cabelo é muito fino e como tenho luzes ele embaraça muiiitooo depois do shampoo..e olha que meu shampoo deixa efeito bem hidratado!! Eu tb tenho essa mania de colocar cabelo atras da orelha e o meu tb é marcado!! Vou tentar evitar isso...rs
    Bjobjo

    www.vemqueeuteconto.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siim, mas vai de cabelo pra cabelo mesmo, quando se tem um cabelo muito seco (que não é o meu caso), é bom fazer uma hidratação intensiva uma vez por semana. Tenta depois procurar esses 'bombs' de hidratação feita com óleos naturais, você geralmente aplica só na raiz e ele hidrata bastante. Mas quem tem cabelos pintados sempre pede um cuidado especial <3 HAHA, siim, essa mania de colocar atrás da orelha marca muito!

      Beeeijo!

      Excluir