09 outubro 2013

Tutorial: EI - R, Limpeza de pele no photoshop!

A partir de hoje tem eu farei semanalmente um tutorial de edição de imagens, os tutoriais ficarão separados por categorias, e na próxima reforma do layout (que deve ocorrer até final de novembro) vocês terão acesso a algo mais organizado!


Antes de tudo deixa eu explicar as siglas no título!

EI - Edição de imagem

R - Retrato

A primeira parte dessa coluna vai ser unica e exclusiva para a edição de portraits e self-portraits. Desde a parte da edição de pele até edição de luz, cor, etc. Os programas utilizados para o EI - R serão Adobe Photoshop CS6 e Adobe Lightroom CS4.


Primeiramente, após abrir a foto no photoshop, clique com o botão direito do mouse sobre a camada e selecione "duplicar camada", como na imagem abaixo. Uma caixa deve abrir pedindo para nomear, nomeie como "duplicata", ou como preferir!


Aperte Shift + Ctrl + N ou crie uma nova camada, sobre as outras duas.


Selecione a ferramente pincel de recuperação para manchas, ou aperte j, e vá clicando sobre as espinhas (faça clique por clique, não arraste) e manchas que quiser retirar! Deixei um antes e depois pra vocês verem as manchas que tirei! 

Vocês podem retirar os poros que estiverem exageradamente grandes e as pintas ou sinais que te incomodarem também! 

Ps: mantenha a camada "duplicata" selecionada para os passos abaixo!


Clique no pincel que você está utilizando na barra de ferramentas à esquerda e mantenha o mouse clicando sobre ela, uma janela irá se abrir, selecione a "ferramenta correção" e, como indicam as imagens abaixo, selecione uma linha, ruga ou pelo que queira retirar. 

Após fazer a seleção clique no espaço selecionado e arraste até uma parte da pele que tenha mais ou menos o mesmo tom e esteja praticamente "lisa". Você vai perceber que conforme arrasta o mouse a parte de dentro da seleção vai mudando, quando você soltar o photoshop faz um cálculo de opacidade e mistura e retira a mancha!

Em azul: as manchas que eu tirei.


Selecione a primeira camada, a que você criou após a duplicata e dando dois clicks sobre o nome dela, mude para "PRIMER". 

Com a ferramente conta gotas, (atalho I do teclado), selecione na imagem o tom que está mais presente na pele dela (no caso dessa imagem foi na testa).


Atenção: Para os passos abaixo mantenha apenas a camada primer selecionada! Não pinte nada sobre nenhuma das fotos!

Utilizando o pincel comum, (atalho B do teclado) pinte a parte mais interna dos locais onde a aparência dos poros estiver maior. Se quiser um resultado mais natural,  utilize o conta gotas para selecionar a cor que mais aparece em cada área específica. (não passe sobre as sombras fortes do rosto)

PS: Não cubra toda a área, deixe as beiradas da pele porosa de fora, e deixe sempre uma margem de pelo menos cinco milímetros entre a mancha pintada e o traço do rosto. Ou na próxima etapa o tom de pele vai se espalhar pro cabelo e pescoço! 


Na barra de ferramentas do topo, vá em FILTRO - DESFOQUE - DESFOQUE DE CAIXA, uma janela irá se abrir, coloque um número entre 20 e 40! (esses números podem variar dependendo da qualidade da foto)


Feito o desfoque, agora é o grand finalle, HAHAH, com a camada selecionada altere o preenchimento para um número entre 40% e 75%, veja qual parece mais natural e te agrada, nessa imagem eu usei 65!


Na barra de ferramentas do topo, vá em "camadas" e selecione "mesclar para baixo". Salve o arquivo como PNG ou JPEG. Feito isso, a camada chamada duplicata terá se mesclado com o "PRIMER", clicando onde tem um "olhinho" ao lado da imagem você poderá ver o antes e o depois. E tchaaram, sua imagem estará pronta e você poderá ver o resultado!


O próximo tutorial será, utilizando a mesma imagem, maquiagem digital natural! Você vai aprender a alterar cor de lábios, olhos, aplicar sombreamentos, contorno e iluminação! Ansiosos? *-*

 Fiz esse tutorial com muito carinho e prometo colocar mais amor ainda nos próximos, se você tem uma sugestão ou crítica, gostou do passo-a-passo ou tem alguma dúvida deixe seu comentário aqui em baixo! E lembre-se de deixar o link do seu blog, adoro conhecer mundos novos!

Beijinhos, Tatá! <3






8 comentários:

  1. Nossa amei, muito bom!

    Venha me visitar, aproveita que tem post novo e sua opinião é muito importante
    - http://padulamakeup.blogspot.com.br/2013/10/conhecendo-sheinside.html

    Beijooos, Pri

    ResponderExcluir
  2. Nossa, adorei o tutorial e fui acompanhando juntinho! Achei um pouco complicado já que é a primeira vez que eu faço, mas aos poucos eu aprendo! Adorei esse post! Faça mais!
    Beijos
    http://maniasdaisa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É normal, a primeira vez que eu fiz uma limpeza de pele, acompanhando um tutorial também, eu lembro que ficava com raiva porque o meu não ficava natural D: HAHAH, fareeeei! Beijos ;)

      Excluir
  3. Oi Tamy! Ameeeei demais o tutorial =D
    Não sabia que era tão simples assim para corrigir uma foto, e essas ferramentas do Photoshop são uma benção né? hehe
    Beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando a gente descobre os truques e as facilidades que o photoshop nos d[á é difiiiiicil não se impressionar com a "simplicidade" HAHAH, com certeza são!
      Beeeeijos <3

      Excluir
  4. Eu vi semana passada um vídeo ensinando a fazer mais ou menos isso. Fiquei um tempão fazendo isso kkkkkkkkkkk Qual a versão que você usa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu to usando o CS6, e você? HAAHHAH, eu adooooro mexer com esse tipo de coisa, acho ultra divertido!

      Excluir