27 setembro 2013

Easy DIY: Proteção para livros

Bom dia! Finalmente to aqui pra trazer o primeiro DIY pra esse blog; eu devo ter muita cara de pau pra ter demorado três meses pra trazer um do it yourself num blog sobre criatividade, mas aqui estamos! Antes de começar com as etapas quero explicar a vocês como vai funcionar essa ideia.

Pra quem não sabe DIY é uma sigla que simplifica a frase Do It Yourself, do inlês "faça você mesmo". E é algo que se popularizou pelo Brasil em meados de 2011. Ele veio pra facilitar nossas vidas para que nos tornemos mais maduros e menos dependentes do consumo, pra que comprar um conjunto para festas na esquina se você pode montar o seu com um bloco de papel colorido, certo?

Existem duas classes que eu trarei pra vocês, os normais com instruções e etapas detalhadas e os EASY. os E-DIY são nada mais do que tutoriais de coisas que você pode fazer com materiais básicos, de forma que possam ser realmente salvadores na sua vida como decoração de festa usando folhas de revista (ao invés de papel celofane colorido) etc!

E o que eu trouxe hoje é um help pros apaixonados por livros como eu que estão cansados de verem as arestas dos livros com o papel esmigalhado, amassado e horroroso. 


Vocês vão precisar de um durex (o mais transparente possível) e um estilete ou tesoura. Se você quiser algo mais sofisticado pode utilizar um papel contact! Corte um pedaço do durex do diâmetro do dobro da parte lateral do seu livro e cole rente à linha que limita o final da lateral como na foto abaixo. Depois dobre cada uma das laterais do durex sobre a capa e a contra-capa do livro e repita a mesma coisa na parte de baixo!

Lembre-se de retirar a poeira do livro antes com um pano quase úmido e utilize a parte de plástico/borracha do seu estilete/tesoura para retirar as bolhas de ar. 


Se o seu livro tem "orelha" repita o mesmo passo anterior na orelha, mas dessa vez deixe metade do durex para fora dobre para dentro do livro! como na foto abaixo! Se não, pode pular pra próxima etapa!


Se o seu livro não tem orelha a ponta das páginas também sofre com o tempo, por isso cole o durex na diagonal de forma que fique com as pontas para fora e então dobre uma ponta de cada vez para que o durex envolva a ponta do livro sem deixar sobrar! Lembre-se que as pontas devem dobrar sempre para dentro do livro, o lado de fora vai ter apenas uma espécie de triângulo protegendo.


Algumas pessoas podem achar que os livros ficam feios, mas acredite, não ficam. Essa proteção transparente, feita com cuidado, fica até charmosa e impede que os cantos dos livros fiquem com papel desgastado! Como na imagem abaixo, os livro roxinho e os dois livros pretos da direita tem mais ou menos o mesmo tempo na minha estante e, como podem ver, o livro que não teve essa proteção de durex pobre cobaia tem o papel gasto, amassado enquanto os outros se mantém novinhos!


Além da proteção casual vocês podem unir o útil ao decorativo, haha, selecionem durex coloridos e separem os livros por categoria, autor, use a criatividade, além de protegidos eles podem estar lindos e bem organizados!

Gostou do DIY? Querem mais? se tiverem algo em mente pra pedir, peçam e eu prometo fazer minhas pesquisas mentais pra trazer ideias novas a vocês!





4 comentários:

  1. Minha irmã usa o E-DIY em forma feedada, ela passa contact na capa todo e não deixa bolha, ela é um mito haahahah.

    Levarei meus livros pra sua casa e vou usar do seu durex \o/.

    http:victoringcoach.blogspot.com.br ;D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha, sim, eu faria isso mas tenho medo de dar shit e ficar cheio de bolhas!

      Excluir
  2. Acho que não faria isso não. É só ter cuidado com eles.
    Mas é uma boa dica..
    bjoos
    Blog DAMA DE FERRO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHAHA, entendo, mas o problema é que mesmo tendo cuidado é normal o papel se desgastar, por conta da umidade do ar aqui no Rio de Janeiro!

      Excluir