10 agosto 2013

Entendendo MEGAPIXELS!









Hoje resolvi trazer pra você um assunto bem polêmico pra quem gosta ou tem uma câmera, tendo ou não conhecimentos profundos sobre fotografia. E vai fazer parte da nova "série revolucionaria" do blog a qual vou falar sobre em breve...

Quando você vai comprar uma câmera nova a primeira coisa que vem a sua cabeça são os megapixels, certo? bom, se você respondeu "não" provavelmente já sabe do que eu vou falar e se respondeu sim eu to aqui pra te apresentar um mundo novo e muito melhor pra sua habilidade fotográfica!

Primeiro de tudo a gente precisa saber o que são megapixels! MP são a quantidade de pixels que temos numa imagem quando multiplicamos a largura pela altura dela. Explicando melhor, se temos uma imagem com resolução de 1772 x 1181 pixels nós temos uma área de 2.092.732 pixels. Pros matemáticos, MEGA é uma nomenclatura de uma multiplicação por um milhão. Ou seja, 2.092.723 divididos por 1.000.000 equivale a aproximadamente 2,1 megapixels.

Ou seja, megapixels são equivalentes a área que sua foto tem, ao tamanho e não a qualidade.

Por quê?
O que define a qualidade de uma imagem não é o tamanho dela, mas a qualidade do sensor que vai captar a luz e reproduzí-la. Por esse motivo as fotos de câmeras profissionais são mais nítidas do que de câmeras compactas, o sensor delas é muito mais preciso e por isso reproduz a luz com maior coloração e detalhes! Uma câmera de sensor com menor qualidade não consegue ocupar a área da fotografia com a luz completa que tinha no local, e por isso nós temos os chamados "noises", ruídos ou pontilhados, onde deveria ter a luz que não foi "percebida".

Quando os MP são importantes então, Tatá?
Os megapixels não são um atributo invalido, vale lembrar. Eles são de extrema importância pra quem trabalha com banner e qualquer impressão ou reprodução de alto escalão. Porque, devido a maior quantidade de pixels, quando a foto é esticada ela não perde qualidade, não fica "quadriculada" como no exemplo abaixo:

















Fica bem claro, nas duas imagens de MP diferentes, que a imagem não perde qualidade em tamanho real. Mas quando esticada, a foto tirada com maior número de pixels não fica com essa aparência cheia de "quadradinhos" (pixels). Vale lembrar também que mesmo para esses trabalhos a diferença de MP importante pra desempatar uma disputa de câmeras tem de ser no mínimo de 4MP, menos que isso não faz nenhuma diferença perceptível no resultado final.

O que observar na hora da compra
Se os seus fins fotográficos são distantes do redimensionamento em alto escalão das suas imagens, ao comprar uma câmera você deve avaliar (fique claro que são informações leigas, pra quem não entende muito da técnica da fotografia ainda) a sensibilidade do sensor. Uma dica é descobrir a qualidade das fotos que a câmera reproduz sem flash em locais com pouca luz! Procure comparar as fotos em mesma condição, (mesma abertura, iso, etc, e no mesmo lugar) e veja qual tem menos ruido, maior definição de cores e detalhes.

Pra vocês entenderem melhor, trouxe essa foto, sendo a 5D com 22,3MP e a 1D com 16MP.
assim você consegue ver a diferença do sensor, já que a câmera de menor MP tem melhor definição de imagem


Se esse post te ajudou, deixe nos comentários! Qualquer dúvida é bem vinda e prometo responder e dar toda minha atenção com muito carinho! Se tiver uma sugestão de post sobre fotografia, pode deixar também, eu com certeza vou fazer e mando pra você por comentário no seu blog!

Beijinhos!

Esse post foi escrito pela Tatá, dona do Blog. 

6 comentários:

  1. Que tudoo,esse post,adorei saber isso ,não têm como não seguir *-* aa vem conhecer meu cantinho de moda - http://thaizeaizza.blogspot.com.br/ beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aii, que bom que gostou meu bem, espero que tenha te ajudado! *-*
      Beijinhos!

      Excluir
  2. Arrasou! Me ajudou muito, nega! to afim de comprar uma camera maneira pra trabalhar e queria mais dicas de como escolher!
    bjuuu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa! só falar comigo, qualquer coisa me chama inbox e me conta essa história, meu bem, te ajudo com todo amor! *-*
      Beijooo!

      Excluir
  3. Oi, Parabens pelo blog,
    tem um selinho pra voce no meu blog..
    passa la pra pegar..beijoss
    http://praquemseama.blogspot.com.br/2013/08/um-selinho-amoooo.html

    ResponderExcluir