01 junho 2013

Importância de Contorno e iluminação na maquiagem!

Acho que antes de convencê-la com imagens devo convencê-la com o fato em si. Muitas meninas hoje em dia usam o segredo do contorno e iluminação sem entender o maior de todos os princípios da maquiagem, que é muito mais do que visual. 



A Maquiagem foi criada por um motivo em especial que é tornar mulheres mais atraentes, por esse motivo é muito mais aceitável aos homens uma mulher com maquiagens de cores neutras, porque eles não vêem a maquiagem em si como acontece com uso de sombras coloridas, batons fortes etc. Todos os truques propriamente ditos, a forma da sombra, do blush etc, foram criados por um motivo. E Essa semana vou me focar em cada pedaço, mas hoje vou falar sobre o contorno e iluminação.

Assim como todos os passos de uma make-up, o contorno e iluminação é uma maneira de tornar o rosto mais atraente. Mas como funciona esse "up" na atração? 
Bom, esse up é quase que completamente inconsciente, e se trata de uma questão de simetria que é calculada pelas sombras que enxergamos no rosto, calculada dentro do nosso cérebro, que sexualmente procura um parceiro pra sua reprodução com a intenção de criar seres únicos e simétricos.Não é atração sentimental, é a atração sexual de reprodução, que hoje em dia nos faz considerar uma pessoa "bonita". É como a questão das olheiras, uma pessoa com olheiras é considerada como cansada, mesmo que seja um roxinho bem leve. Uma pessoa sem olheiras é considerada cheia de vitalidade. E esse são conceitos que já vieram DENTRO de nós. 

Agora vamos, lá, já que já entenderam como funciona esse contorno e iluminação, vou falar sobre os tipos de contorno que são feitos para cada tipo de rosto. E sim, são diferentes!

O maior passo para um Light-correction perfeito é conhecer o próprio rosto. Pois cada rosto pede um tipo de sombreamento pra se tornar mais simétrico e bonito. É como imaginar pintar o mesmo quadro em superfícies diferentes, uma redonda e a outra reta, se você pintar da mesma maneira nas duas, terá duas visões completamente diferentes do quadro. É preciso adaptar a mesma visão pros tipos de superfície, e é isso que você vai fazer com seu rosto.

Iluminadores: Existem vários tipos de iluminadores, em pasta, em creme, liquido, em pó, e cada um tem uma suficiência específica, em breve vou fazer um post específico para iluminadores, e vou linkar ele aqui. :) Os iluminadores servem para, como o próprio nome diz, iluminar áreas. Ele destaca pontos dando a impressão de que aquele ponto é mais "elevado" e por isso a luz bate mais forte. 



Contorno: Assim como iluminadores, existem de diversas maneiras. Mas diferente dos iluminadores a preferencia é de que os contornos sejam opacos, matte. Do contrário dão o efeito de um bronzeador, e um bronzeador também pede áreas específicas a serem aplicados, e não são os mesmos dos contornos, na verdade são opostos. E a função do seu uso é dar profundidade. Em cada parte do rosto tem uma função, também farei um post específico sobre cada uma delas. Mas vamos ao que interessa...

Vou agora mostrar algumas imagens que editei no Photoshop, utilizando métodos de iluminação e contorno através de brushes, ajustando pressão, tom e opacidade. Pra cada uma das meninas escolhi um tom iluminador e um tom de sombreamento. Nas duas imagens abaixo temos em cada uma das duas, metade com o Light-correction e a outra metade crua.


Como podem ver, o rosto que recebe contorno e iluminação tem uma aparência mais revitalizante, inconscientemente provoca na nossa mente a sensação de que é mais atraente. Se quiserem observar melhor, coloquem a mão sobre a parte sem contorno, depois na parte com contorno e perceba a sensação provocada na mente. Abaixo cada uma com e sem as correções:


Na esquerda tem os contornos aplicados e na direita é a pele crua, tanto na imagem acima quando na imagem abaixo, observem e deixem um comentário sobre a sua opinião quanto ao efeito das correções de luz no rosto. Se não conseguirem observar a diferença, procurem deixar os olhos semi-cerrados e observem as duas imagens em conjunto! Esse forma é IN-FA-LI-VEL pra perceber a diferença ;)



Beijinhos criativas e fiquem ligados nos próximos posts nos quais vou falar sobre cada parte desse processo especificamente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário